
Trabalhar Duro não é mais Garantia de Sucesso
Você já deve ter recebido um conselho do tipo “se trabalhar duro, vai dar tudo certo”.
Já ouviu né?
Eu não culpo ninguém por dar esse tipo de conselho, afinal, nos falam isso com a melhor das boas intenções, mas como também dizem por ai: “de boas intenções, o inferno está cheio”.
Infelizmente essa premissa de trabalhar duro como chave para o sucesso é equivocada.
Se você for assalariado, trabalhar duro não vai te levar muito longe se o seu chefe não valorizar seu esforço.
Se você for empreendedor, empresário ou profissional liberal… trabalhar duro também não vai te levar muito longe se o seu cliente não enxergar valor naquilo que você faz.
Nesses casos, trabalhar duro só vai servir para drenar sua energia e diminuir sua produtividade.
Isso afeta os resultados que você entrega e reduz as chances do seu trabalho ser bem remunerado.
Você já percebeu como tem gente frustrada, desiludida e esgotada com o trabalho hoje em dia?
Eu não culpo essas pessoas, afinal pode ser uma grande decepção crescer e perceber que a maioria das coisas que nos ensinaram em casa e na escola sobre como ser bem sucedido, não funciona.
Isso explica porque milhões de pessoas em todo o mundo dão um duro danado no trabalho e continuam ganhando apenas o suficiente para pagar as contas.
Se você está no trabalho agora, pense por um momento no investimento de tempo e energia que você tem feito:
- Você tem ido para casa só para dormir algumas poucas horas por noite e voltar para o trabalho?
- Tem desistido de boa parte do seu tempo de descanso e lazer para trabalhar mais?
- Você praticamente tem passado a sua vida no trabalho?
Já parou para analisar se esse esforço extraordinário tem gerado resultados?
Se você trabalha por um salário fixo, como a maioria das pessoas, pode ser que o seu chefe sequer vai te agradecer por todas essas horas extras.
Se você tiver a sorte de ter um verdadeiro Líder como seu superior, ele vai reconhecer sim todo o seu esforço extra, mas será que a empresa vai permitir que ele aumente o seu salario ou a sua comissão só porque você trabalha muito mais horas que os demais?
Já deu para perceber que o sucesso profissional não é fruto da carga horária.
Mas então, qual é a receita secreta do sucesso?
A receita secreta para o sucesso não tem nada a ver com sorte ou ter nascido em um família rica, e também não está ligado a uma ótima educação em escolas caras, como podem atestar milhares de pessoas com diplomas caríssimos de graduação, pós-graduação, MBAs, e que continuam “patinando” na vida.
O segredo do sucesso e satisfação profissional é você assumir o papel de capitão do navio da sua vida, é quando você decide qual é o porto que você quer desembarcar e a partir daí, traça a rota para chegar até ele.
Esse é um fator determinante para ser bem sucedido profissionalmente.
“Se você não sabe onde quer ir, qualquer caminho serve.”
-Lewis Carroll
E quando falo em assumir o leme do seu navio, não estou falando que você tem que abrir um negócio próprio.
Há uma infinidade de pessoas que construíram carreiras de sucesso trabalhando como funcionários.
Um exemplo é o Ricardo, que participou de uma das turmas do nosso treinamento de Liderança.
Ele tinha definido como objetivo principal chegar a Gerente Nacional na empresa em que trabalhava. Quando percebeu que a empresa já tinha dado tudo o que tinha para dar, ele simplesmente partiu para outra.
Ele decidiu o que queria fazer em vez de deixar isso a cargo da “vida”, da política, do humor do mercado ou dos projetos de seus empregadores.
Ele realmente não se importa com o que as pessoas pensam sobre ele.
Ele se importa com seu desempenho e os resultados que ele gera para a empresa – resultados sobre os quais ele pôde falar mais tarde com outro empregador, que o contratou para a posição que ele queria.
Não pense que o Ricardo é do tipo mal agradecido e muito menos mercenário que troca de empresa por R$500 a mais.
Apesar de ser assalariado, ele tem um mindset de empresário, colocando seu foco e energia nas atividades que geram resultados, não na carga horária.
E ele é muito bem pago por isso, e o melhor de tudo: ele consegue manter um excelente equilíbrio entre trabalho e vida pessoal.
O Ricardo tem certos padrões de atitudes e comportamentos que são comuns a todo profissional de sucesso e que você também pode ter.
Os 7 mandamentos do sucesso profissional
Antes de mostrar os 7 mandamentos que vão te afastar de vez do mantra “trabalhe duro”, eu quero te dar uma dica prática: Tire alguns minutos para refletir sobre cada um dos pontos a seguir e anote tudo que vier a sua mente.
Estamos combinados? Então, continue lendo:
- Tenha uma visão clara para sua vida e carreira
- Conheça a si mesmo
- Mantenha-se no mercado
- Defina qual o preço quer pagar
- Valorize sua intuição
- Seja o seu próprio CEO
- Torne-se um Consultor
1. Tenha uma visão clara para sua vida e carreira
Sua visão pode mudar ao longo do tempo, e certamente mudará, mas é muito melhor fazer pequenos ajustes na rota que você definiu, do que vagar perdido por um oceano de possibilidades ou basear a sua vida pelos planos de outras pessoas.
Você já parou para pensar “onde” ou “como” você quer estar no final deste ano? E daqui 5 anos? E no seu aniversário de 50 anos?
2. Conheça a si mesmo
Se você quiser realmente alcançar a vida dos seus sonhos, você deve olhar no espelho e ser sincero consigo mesmo.
Você não precisa se sentir mal por cometer alguns deslizes, até mesmo porque é impossível chegar ao topo sem cometer erros, mas o segredo aqui é extrair um aprendizado de cada passo dado em falso.
Pense por um instante quais são os seus pontos fortes como pessoa e profissional.
Agora pense sobre coisas que você não é tão bom e que podem te atrasar ou impedir de chegar aonde você quer. (ex.: temperamento, dificuldades para falar em público ou vender ideias, lidar com pessoas, habilidades de liderança, entre outras).
Nem sempre é fácil responder essas coisas sobre nós mesmos, não é?
E se você tivesse um “Manual de Instruções” para aprender como você funciona?
A boa noticia é que esse Manual existe!
A Análise de Perfil Comportamental fornece um mapeamento completo sobre o seu comportamento contendo mais de 50 informações, entre elas: pontos fortes e pontos de melhoria, áreas de habilidades e talentos, forma de expressão e comunicação, fatores motivadores e de estresse, entre outros.
Clique aqui e faça a sua agora: >>>Análise de Perfil Comportamental<<<
3. Mantenha-se no mercado
Se você está desempregado ou a procura do seu primeiro emprego, agarre a primeira oportunidade que surgir, mesmo que seja de baixa qualificação ou fora da área desejada.
Hoje em dia é comum ver pessoas desperdiçando meses e até anos de suas vidas fora do mercado a espera daquela “posição ideal”, a oportunidade de ouro.
Outros chegam aos 30 anos com um monte de diplomas e conhecimento teórico, mas sem nenhuma experiência prática de trabalho para assumir vagas no exigente mercado atual.
Essa atitude leva muitas pessoas a se sentirem desvalorizadas ou insatisfeitas profissionalmente, pois a entrada tardia no mercado acaba limitando a diversidade de experiências, diminuindo oportunidades e atrasando também a evolução da carreira e dos rendimentos.
Agora, se você já está trabalhando, mas ainda não está na carreira, segmento ou posição que quer, mantenha seu foco naquilo que quer a longo prazo.
Não confunda um trabalho de baixa qualificação com ser um profissional de baixa qualificação.
Não caia no erro de pensar que só porque é um trabalho temporário ou um “trabalho para pagar as contas”, que você não precisa dar o seu melhor. Encare esse trabalho como uma vitrine para mostrar ao mercado tudo o que você é capaz.
4. Defina qual o preço quer pagar
Decida o que você aceita abrir mão e o que é inegociável em cada ponto da sua jornada profissional. Não se deixe ser seduzido por promessas do tipo “você pode ter um ótimo futuro nesta empresa”. Falar é fácil, cumprir é outra coisa.
Mantenha o foco na sua Visão de Futuro e se surgir alguma coisa que te obrigue a fazer um desvio inaceitável, retome sua rota, parta para outro emprego que te permita seguir rumo aos seus objetivos sem ir para o “lado negro da força”.
5. Valorize sua intuição
Sabe aquela vozinha lá dentro da sua cabeça que te diz para ter cuidado com tal pessoa ou situação. Então, ela é a sua intuição.
Toda vez que surgir uma nova oportunidade de emprego, reflita se você quer ir trabalhar lá porque gosta da empresa e confia nas pessoas ou se é só por um título pomposo ou um salário um pouco maior.
O mesmo vale para o seu negócio, caso você seja dono de um. Temos visto um monte de empresários indo para a cadeia nos últimos anos por se envolverem com gente e negócios desonestos.
Muitas propostas que parecem boas de longe, são podres por dentro e podem estragar você também. Ouça sua intuição!
6. Seja o seu próprio CEO
A maioria das pessoas confia em outras pessoas para dizer o que eles deveriam fazer no dia a dia profissional.
Tenha em mente que independente de onde venha o seu salário, quer trabalhe para uma grande corporação, uma startup ou como autônomo, você é o CEO da sua própria carreira.
Ouvir conselhos e seguir práticas de pessoas bem sucedidas é uma forma de acelerar seus resultados, mas você tem que estar no comando, decidindo onde quer chegar e o que é melhor para atingir os objetivos que você traçou.
7. Torne-se um Consultor
Comece a pensar em si mesmo como um consultor que resolve problemas dos clientes.
E considere como seus clientes, todas as pessoas ao seu redor: o seu chefe ou sócio, seus colegas de trabalho ou parceiros de negócios, outros departamentos e os clientes da empresa em que trabalha ou da sua própria empresa.
Essa mentalidade vai te ajudar a manter o foco na busca de soluções para os clientes, criar relacionamentos e entregar qualidade em tudo o que você faz, afinal eles são seus clientes e você só ganha dinheiro se tiver clientes satisfeitos, e não por trabalhar “X” horas por dia.
Conclusão
Planejamento é uma tarefa que muitos negligenciam e isso explica porque 92% das pessoas não atingem suas metas.
Enquanto que, quem define objetivos concretos e revisa periodicamente aumenta suas chances de sucesso em 95% segundo estudos publicados na American Psychological Association.
E uma ótima forma de planejar o seu sucesso é através de um Plano de Desenvolvimento Individual.
Ele é bastante semelhante a um plano de negócios, com todos os detalhes de preparo e organização que tornam muito mais fácil e eficiente você alcançar seus objetivos na vida.
Parece interessante?
Então clique aqui e baixe o seu agora: >>>Plano de Desenvolvimento Individual<<<