O que o gerente do seu banco NUNCA vai te contar sobre investimentos
Seu gerente de banco te liga algumas vezes por ano para te sugerir investimentos? Até aí tudo normal, afinal, essa é mesmo a função dele: te contar quais aplicações podem ser mais rentáveis para você e, com sorte, para o banco.
Acontece que nem sempre as coisas acontecem dessa forma. Existem coisas que o gerente do seu banco nunca vai te contar sobre investimentos e que, se você não pesquisar por conta própria, jamais vai ficar sabendo.
Isso não quer dizer que seu gerente seja uma má pessoa, e sim, que ele tem que defender primeiro os interesses do seu empregador (o banco). E algumas vezes, isso vai incluir te indicar algumas coisas que não são lá realmente, a melhor opção disponível para você.
Veja abaixo, algumas coisas que seu gerente vai esconder de você pelo tempo que ele puder.
- Título de Capitalização não é um bom investimento
- As taxas de alguns investimentos não valem o dinheiro investido
- Fundos de investimento dos grandes bancos não são lá grandes coisas
- Onde aplicar o seu dinheiro
Título de Capitalização não é um bom investimento
Quase sempre, o gerente vai tentar te empurrar uns quatro títulos diferentes, porque é isso que ele tem que fazer se quiser bater as metas que o banco impõe e garantir seu emprego.
Quanto mais gente aplicando dinheiro com o menor rendimento possível, melhor para os bancos, certo?
Para tentar te convencer a pegar vários títulos, ele vai te falar dos números da sorte para participar de sorteios de uma bolada toda semana ou mensalmente.
Aí você puxa pela memória quantos amigos e conhecidos já ganharam um prêmio destes títulos de capitalização, e percebe que talvez tenha mais chances se jogar na Mega-Sena, onde a probabilidade de ganhar é de apenas 1 chance em 50 milhões.
Além da baixa rentabilidade, outro detalhe importante que passa despercebido da maioria é que títulos de capitalização não permitem resgates a qualquer momento, só no final, assim como nos consórcios.
Basicamente o título de capitalização é uma chance que você tem de participar de uma loteria com um bilhete bem caro, que não vai te render muito ao longo do tempo investido. Ou seja: se o objetivo é guardar um dinheiro para daqui a algum tempo, busque outros investimentos mais rentáveis.
As taxas de alguns investimentos não valem o dinheiro investido
De taxa em taxa, seu dinheiro evapora
Que os grandes bancos brasileiros cobram uma das maiores taxas do mundo, todo mundo sabe. Mas o que talvez o seu gerente não vai te contar é que o pacote de investimento que ele está te oferecendo tem taxas tão absurdas que tornam o produto perfeito para o banco, mas péssimo para você.
Basta olhar seu extrato de rendimentos de previdência privada, títulos de capitalização e outros investimentos, que apesar de serem de baixo risco e manutenção, alguns bancos cobram taxas de carregamento e administração altíssimas.
Em algumas situações, como em resgates de curto prazo, as taxas são tão altas que se você guardar o dinheiro por conta própria, vai economizar mais em taxas do que o rendimento gerado pelo investimento.
Além disso, pode acontecer de o banco sugerir que você faça um alto investimento para ficar isento de uma série de tarifas. Contudo, a taxa de administração continuará por lá, e ela parece ser inofensiva mas pode estar, de fato, comendo boa parte do seu dinheiro.
Fundos de investimento dos grandes bancos não são lá grandes coisas
Na teoria tudo é lindo
Essa talvez seja a verdade que os gerentes mais temem que a gente descubra: dependendo do montante que temos, investir nos grandes bancos não é um bom negócio.
Alguns fundos de investimentos apresentados através de gráficos maravilhosos e promessas de renda excelente, tem taxas administrativas que são verdadeiras destruidoras de rentabilidade, e que podem passar batido no meio do discurso de valorização do seu dinheiro aplicado.
Você sabia que a taxa administrativa cobrada em fundos de investimentos incide sobre o patrimônio total investido, e não sobre o rendimento?
Ela é cobrada mesmo se a aplicação der prejuízo, um belo negócio para o banco, mas péssimo para você.
Onde aplicar o seu dinheiro então?
Apesar de não ter uma resposta que sirva para todo mundo, uma coisa é certa: grandes bancos dificilmente são o melhor lugar para os seus investimentos, independente do seu perfil de investidor.
Nos últimos anos, as Corretoras tem se tornado as “queridinhas” do mercado em função do aumento da oferta de produtos rentáveis, muitos deles com taxas baixíssimas e até mesmo, isenção de tarifas em algumas aplicações, como o Tesouro Direto.
Lembre-se que o seu gerente do banco pode ser a pessoa mais legal do mundo, super competente e até mesmo padrinho dos seus filhos, mas ele também precisa bater as metas do banco para manter o emprego e cuidar da família dele.
Tenha em mente, que não adianta nada você colocar o seu dinheiro em aplicações que rendem abaixo da inflação, pois seu dinheiro vai perder o poder de compra ao longo do tempo.
Esse é o preço que se paga por não assumir o controle da sua vida financeira e transferir a responsabilidade para terceiros.
Quer mais?
Então, invista em sua educação financeira e não me venha com a desculpa de que não tem tempo.
Se você não arrumar tempo para isso, vai ter que arrumar tempo para trabalhar mais, já que o seu dinheiro está construindo o patrimônio dos outros e não o seu.
Gostou da ideia?
Então eu recomendo fortemente que você faça os cursos do Carteira Rica, foi lá que eu aprendi como obter excelentes rendimentos dos meus investimentos:
- Curso de Tesouro Direto do Carteira Rica
- Curso de Imóveis e Fundos Imobiliários
- Curso de Câmbio e Investimentos no Exterior
Ah, só um aviso ➜ Estas recomendações de cursos são baseadas nas minhas próprias experiencias. Só recomendo aquilo que eu uso e aprovo 😉