Como Motivar uma Equipe Desmotivada
Como motivar uma equipe desmotivada é um dos maiores desafios que um gestor pode enfrentar em sua carreira.
Isso porque, cada pessoa é única e quando o assunto é motivação, tudo depende do propósito de vida de cada um – mesmo que inconscientemente.
As empresas mais bem-sucedidas, independente do porte ou segmento, são aquelas que conseguem motivar suas equipes constantemente.
Esse empenho não é só para construir um ambiente de trabalho positivo, mas principalmente, porque uma equipe desmotivada reduz as margens de lucro da organização.
“Empresas com equipes engajadas são até 202% mais rentáveis que as demais.”
–Gallup
Existem muitas formas de engajar uma equipe e acredite – altos salários não é a mais importante delas – por mais clichê que pareça, dinheiro não é tudo.
Se o ambiente dentro da empresa não contribuir para que as pessoas sintam prazer em trabalhar, você certamente perderá seus melhores talentos, mesmo pagando bem.
E não pense que para atrair e reter os melhores profissionais você precisa desenvolver projetos mirabolantes e oferecer benefícios caros. Medidas simples e econômicas, que não machucam seu fluxo de caixa fazem muito sucesso!
Continue lendo esse artigo e conheça 5 formas de como motivar uma equipe desmotivada – ou impedir que ela chegue nessa situação:
- Desenvolva as pessoas
- Estimule a boa gestão de pessoas
- Promova a qualidade de vida
- Fortaleça os laços da equipe
- Invista na comunicação interna
1. Desenvolva as pessoas
Quando se trata do desenvolvimento da sua equipe, vale tudo, desde palestras e capacitações internas, a treinamentos externos.
E nem tudo precisa estar diretamente relacionado com as atividades do profissional. Estude a possibilidade de oferecer bolsas parciais ou integrais para cursos e treinamentos em outras áreas, como “perder o medo de falar em público” ou “meditação para redução de stress”.
Em um primeiro momento, pode parecer que isso não faz sentido para o atual cargo, mas você e seu negócio passam a contar com um talento mais completo.
E apesar dessas ações exigirem recursos financeiros, é possível fechar convênios ou parcerias com instituições de ensino – por exemplo, aqui na Motivaplan tem descontos especiais para grupos, fale conosco.
2. Estimule a boa gestão de pessoas
Mesmo se a sua empresa não contar com um Departamento de Recursos Humanos, é importante estabelecer uma boa gestão de pessoas para fortalecer a cultura da empresa e a sensação de “pertencer” dos colaboradores.
A liderança precisa mostrar como o trabalho de cada um contribui com o resultado da empresa e isso pode ser feito em reuniões ou encontros informais, como um café da manhã mensal.
Esses momentos são propícios para falar sobre o desempenho da empresa, desafios a serem superados, projetos e dar feedbacks.
Dica para Feedbacks: elogie em público e corrija em particular.
Também é interessante que cada um da equipe saiba claramente o que a empresa espera dele, como o trabalho dele é avaliado e o que é necessário para conseguir uma promoção.
3. Promova a qualidade de vida
Nesse quesito, dá para fazer muita coisa sem gastar um centavo ou gastando muito pouco, como incentivar hábitos mais saudáveis formando grupos de corrida, caminhada ou bikers, fechar parcerias com academias ou restaurantes fit, fazer ginástica laboral ou meditação, oferecer frutas da estação, montar um espaço de lazer ou descanso.
Além disso, estude a viabilidade de implementar horários flexíveis, home office para algumas funções ou dias da semana e bonificar metas alcançadas com folgas ou “vale jantar” com acompanhante.
4. Fortaleça os laços da equipe
A boa gestão da equipe aliada a ações de qualidade de vida, fará com que as pessoas se tornem mais próximas e aumente o nível de colaboração e comprometimento do grupo.
Mas é possível dar um empurrão a mais ao promover reuniões e dinâmicas para que a equipe se conheça melhor, estimular que almocem juntos, organizar happy hours, participação em ações sociais junto a comunidade.
Se houver verba, é possível implantar ações e treinamentos que promovam a integração da equipe. Você vai encontrar no mercado projetos que combinam com os mais variados bolsos e gostos, inclusive aqui na Motivaplan, fale conosco.
E você também pode – e deve – se posicionar de maneira mais próxima da sua equipe no dia a dia, tome um café, almoce, dê carona, mostre-se verdadeiramente interessado nas pessoas e seja um bom ouvinte.
Quanto mais você conhece as pessoas, mais você sabe o que as motiva no trabalho e na vida.
5. Invista na comunicação interna
Uma comunicação clara e direta é suficiente para acabar com a “rádio peão” que costuma espalhar boatos e desmotivar os funcionários.
Por isso, crie canais de comunicação interna de acordo com o porte e cultura da empresa e o perfil dos colaboradores.
Isso pode ser feito por meio de reuniões, mural, intranet, jornalzinho, grupo fechado no Facebook ou WhatsApp.
Não importa qual será a ferramenta, o importante é que as informações cheguem a todos com objetividade.
Entre os assuntos que toda equipe precisa saber estão a visão da empresa, os indicadores de resultados, quais são os objetivos a curto, médio e longo prazo.
Dá ainda para incentivar as ações de qualidade de vida, reconhecer funcionários que mais se destacaram, enfim, são inúmeras possibilidades de comunicação com a equipe.
Manter as equipes informadas sobre os desafios e os resultados que precisam ser alcançados fortalece a confiança entre eles, nos líderes e na própria companhia.
E colaboradores informados são mais engajados, motivados e produtivos.
Conclusão
Investir nas pessoas e em relacionamentos é a receita de sucesso para motivar sua equipe.
Esse é o tipo de iniciativa que nunca coloca a saúde financeira de sua empresa em risco e ainda aumenta os lucros.
Os diferenciais de uma empresa de sucesso não são apenas seus produtos ou serviços, mas as pessoas que fazem dela única.
Quer mais?
Gostou do artigo sobre como motivar uma equipe? Então compartilhe nas redes sociais para que mais pessoas deem dicas e enriqueçam essa discussão!