Ciência confirma: a Primeira Impressão importa e muito!
Já aconteceu com você de alguém ter te falado para não vestir determinada roupa em um primeiro encontro ou em uma entrevista de emprego?
Não que a roupa seja feia, ou que só a aparência importa, mas é que aí mora um conceito muito mais profundo que reúne todos os sentidos de uma pessoa: a primeira impressão.
E todo dia é um novo dia para gerar em alguém, uma primeira impressão de você.
Ao andar pela vida notamos que primeiros encontros acontecem o dia inteiro, em qualquer lugar, e qualquer pessoa que passa pela gente pode ser um novo cliente, parceiro de negócios, patrão, amigo ou par romântico.
Por isso, você precisa estar o tempo todo atento a primeira impressão que você dá aos outros, pois é muito raro que tenhamos a chance de refazer uma primeira impressão aos olhos de alguém.
De acordo com a ciência, demora quase seis meses de convívio direto para que uma pessoa reconstrua as primeiras impressões que tiveram da gente.
Quando é que você consegue todo esse tempo para reverter uma má impressão? No mundo dos negócios isso é quase impossível.
A primeira impressão importa tanto quanto as suas habilidades
Você é uma pessoa legal, honesta, divertida e competente. Tem tudo para ser o centro das atenções em qualquer lugar e seus amigos gostam muito de estar com você. Porém, você tem que se esforçar um pouco mais do que isso para conseguir destaque no mercado em que atua, ou deseja atuar.
Afinal, é muito raro que alguém capte o quão especial você é, apenas pela sua aura.
Em um ambiente de negócios extremamente competitivo como o atual, você precisa causar uma boa impressão com atitudes, comunicação e, na maioria dos casos, até o seu visual.
O exemplo do médico na imagem acima, diz tudo: não importa que você seja a pessoa mais preparada para uma função ou cargo. Se você não conseguir passar confiança, as pessoas não vão te escolher e nem se lembrar de você.
O fato de que a primeira impressão importa é tratado pela ciência da seguinte forma: o cérebro de outra pessoa forma uma impressão de você em aproximadamente um décimo de segundo após ter te conhecido.
Esse é todo o tempo que você tem para gerar uma boa resposta na outra pessoa.
A ciência também aponta que os primeiros 60 segundos são imprescindíveis para respostas positivas de um primeiro encontro, seja profissional, pessoal ou amoroso. E você precisa fazer nesse tempo, com que a pessoa te veja como uma boa opção.
As pessoas mais bem sucedidas no mundo dos negócios, costumam usar uma técnica chamada “elevator pitch”, ou apresentação de elevador, em que a pessoa precisa ser capaz de falar em apenas 60 segundos, sobre seus produtos ou serviços, de forma assertiva e convincente para conseguir novos negócios.
Pense que, daqui pra frente, sua vida profissional vai ser um eterno elevator pitch: você sempre terá o primeiro minuto para impressionar positivamente – e o resto do tempo será dedicado a gerenciar a situação a seu favor.
Como causar boas impressões
Quer causar uma boa impressão de forma honesta e potencializar relacionamentos duradouros?
A comunidade científica indica que algumas das características que devem estar presentes em um primeiro contato são as habilidades interpessoais, ou seja, a capacidade de se conectar com as pessoas, ser gentil, interessado e passar confiança.
Aqui vão mais algumas dicas práticas para causas primeiras boas impressões:
- Pontualidade: Isso deveria ser óbvio, mas tornou-se uma raridade hoje em dia. Como as pessoas vão confiar que alguém cumprirá sua palavra ou um prazo, se não consegue sequer chegar no horário marcado?
- Visual conectado: Enquanto jeans rasgado e tatuagens a mostra podem ganhar pontos em uma loja de roupas descolada ou de esportes, seria um verdadeiro desastre em uma empresa de investimentos – e não adianta achar que isso é caretice.
- Comunicação global: Saber se expressar com segurança e assertividade, é tão importante quanto uma boa linguagem corporal para produzir uma impressão duradoura. Comece com um firme aperto de mão – e firme não quer dizer esmagador – sorria e mantenha contato com os olhos da pessoa.
Lembre-se: você só tem um décimo de segundo para fazer a primeira mágica acontecer.
Depois disso, é só administrar o resultado.
Quer mais?
Para causar uma boa impressão e ainda por cima desenvolver a sua capacidade de comunicação, recomendo a leitura de outros dois artigos do Blog:
Sucesso!