3 Tipos de Profissionais e Empreendedores: qual é o seu?

Nem sempre fazer parte de um bom nicho, mercado ou profissão é garantia de sucesso profissional.
Isso acontece porque cada pessoa tem diferentes motivações, faz escolhas diferentes e assim, experimenta diferentes resultados na vida.
Apesar de cada pessoa ser única, certos padrões de comportamento permitem classificar os profissionais em um destes grupos:
- Prisioneiros
- Turistas
- Participantes
Ao longo dessa leitura, eu vou explicar melhor esses 3 grupos e como você pode descobrir a que grupo pertence.
E se você não gostar do perfil do seu grupo, não se preocupe.
Isso é perfeitamente normal e eu vou explicar também como você pode mudar isso ?
◊◊◊
1) Prisioneiros
Os Prisioneiros são seguidores e limitados pelas regras.
Se eles participam de uma reunião ou treinamento, não é porque eles querem ou enxergam uma oportunidade de desenvolvimento. É porque eles foram obrigados.
E apesar de não serem dados a confrontos, sua linguagem corporal (braços cruzados) e comportamento omisso demonstra que seu único desejo é escapar dali assim que puder.
Prisioneiros fazem apenas o que é pedido e dificilmente entregam alguma coisa a mais.
É uma luta para os Prisioneiros terem iniciativa ou pensarem de forma criativa.
Por isso, raramente atingem todo o seu potencial.
Isso soa familiar?
Se você está vivendo com um mindset fixo, se sentindo preso por falta de escolhas e deixando a vida te levar sem rumo certo, cuidado, isso não é maneira de se viver!
Viver assim se torna uma longa lista de deveres e obrigações, sem prazer algum, que aos poucos drena toda a sua energia e te afasta da vida dos seus sonhos.
Essa costuma ser a porta de entrada para problemas mais sérios em sua carreira e saúde, como a Síndrome de Burnout – clique aqui e faça o teste para saber se você está em risco.
Se você descobriu que é um Prisioneiro, cabe a você se libertar, afinal, só você tem a chave desta prisão!
Pare de esperar que o mercado melhore, que a vida mude, que um milagre aconteça, AJA!
Aqui vão 2 perguntas para te ajudar a entrar em ação – seja 100% sincero com você mesmo:
- O que te motiva a fazer o que você faz?
Isso te ajuda a saber para onde está indo, tomar melhores decisões e ter mais controle sobre a sua vida. - Quais são as atividades em que você se sente completamente imerso, inspirado e motivado?
Priorize essas coisas pois elas estão ligadas aos seus talentos natos.
◊◊◊
2) Turistas
Turistas são motivados por diversão e por viver a vida ao máximo.
Eles gostam de participar de reuniões, eventos e treinamentos, mas não pelas razões certas. Eles vão mais pela comida de graça e a confraternização.
Turistas agem com base em recompensas. Eles são aqueles que não veem a hora de acabar o expediente ou chegar a sexta-feira.
Turistas costumam perder facilmente o foco e mergulhar em algo que os entretenha, como as redes sociais.
Eles não são orientados para objetivos, em vez disso, gostam de fazer o que for diferente, gostam do espontâneo e inesperado.
Detestam rotina, então mudam sempre que possível.
Você se identificou?
Então você precisa entender que dificilmente vai conseguir ter grandes resultados só fazendo coisas novas e legais.
Você precisa (re)definir seus objetivos de forma clara e começar a trabalhar de forma consistente naquilo que te aproxima de suas metas e sonhos.
Só assim, as recompensas que você recebe serão maiores e mais duradouras que a diversão imediata que você está acostumado a buscar.
◊◊◊
3) Participantes
Os Participantes são pessoas ativamente engajadas.
Eles não apenas fazem o que é exigido deles, mas vão além. Por quê? Porque sabem que isso cria um diferencial em suas carreiras e negócios.
Eles entendem que o sucesso profissional requer um pouco de tentativa e erro, por isso eles exploram oportunidades e se esforçam para adquirir e aperfeiçoar novas habilidades, como as soft skills.
São profissionais que não se contentam em permanecer os mesmos, estão constantemente se reavaliando e procurando por áreas que possam melhorar.
Os Participantes não se intimidam diante de algo que não conhecem. Eles sabem que se quiserem continuar crescendo como pessoa e profissional, precisam aprender mais, então eles perguntam, estudam e leem bastante.
Eles não apenas seguem seus sonhos, mas também focam no trabalho que os ajudará a alcançar esses sonhos. Participantes sabem que a vida é feita de escolhas.
Você faz parte desse grupo?
Então continue participando e alcance o que a vida tem de melhor!
◊◊◊
Você descobriu em que grupo você está?
Se você está no grupo dos Prisioneiros ou Turistas, eu tenho duas noticias para você, uma boa e uma ruim.
A noticia ruim é que se você seguir como Prisioneiro ou Turista suas chances de ser uma pessoa e profissional altamente realizado são minimas.
A boa noticia é que qualquer um pode mudar hábitos e padrões de comportamento, dá um pouco de trabalho, mas no fim, vale muito a pena.
Se precisar de ajuda nisso, aqui tem duas ferramentas fantásticas:
- Análise de Perfil Comportamental: descubra seu real potencial, pontos de melhoria e como alcançar melhores resultados profissionais, financeiros e pessoais.
- Plano de Desenvolvimento Individual: um guia passo a passo 100% prático para você alcançar seus objetivos profissionais e pessoais.
Agora você já sabe por onde começar melhorar a si mesmo.
Além disso, aqui no site você encontra dezenas de artigos, materiais e ferramentas grátis, além dos nossos treinamentos e produtos.
Bora lá?
Você aprendeu algo novo com este artigo?
Demonstre sua gratidão clicando nos ícones de compartilhamento e ajude as pessoas que você conhece a aprenderem também 😉
Que tal falarmos mais sobre isso?
Deixe seu comentário, sugestão ou dúvida abaixo.